HISTÓRIA

XLIII COACME JCP

O Congresso Acadêmico Médico José Carlos Prates (COACME JCP) é organizado anualmente pelos acadêmicos da Faculdade de Medicina da Universidade Santo Amaro. Sua primeira edição ocorreu no ano de 1980 e, atualmente, o evento encontra-se em sua 43ª edição, sendo considerado o Congresso Acadêmico Médico mais antigo da cidade de São Paulo.

Em seu ano de fundação, José Alberto dos Santos, então acadêmico do 6º ano, reuniu-se com um grupo de alunos entusiasmados e apresentou para as seis turmas da Faculdade a proposta de um Congresso Acadêmico. A mesma proposta foi levada aos professores, à mantenedora e à diretoria médica do Hospital do Servidor Público Municipal, onde era realizado o internato. No programa, o Prof. Dr. Euryclides de Jesus Zerbini foi convidado para ser o Presidente de Honra do primeiro COACME e o Prof. Dr. Rubens Monteiro de Arruda presidiu a Comissão Julgadora de Trabalhos Científicos, a qual também contava com professores de outras instituições.

COACME JCP
COACME JCP
COACME JCP
COACME JCP
COACME JCP

Assim, entre os dias 19 a 23 de maio de 1980, ocorreu a primeira edição do nosso congresso. Desde então, o COACME é organizado todos os anos pelos alunos da Universidade Santo Amaro. Na trigésima sétima edição, em Agosto de 2016, o COACME teve a honra de ser renomeado Congresso Acadêmico Médico José Carlos Prates, em homenagem ao ilustríssimo Professor Prates, sempre presente em todos os anos.

Pela tradição e excelência alcançadas ao longo de sua história, o COACME JCP vem obtendo sucesso em seu objetivo primordial: a disseminação do conhecimento científico entre os alunos da Santo Amaro. Todos os anos, os participantes têm acesso a palestras, mesas de discussão e oficinas que abordam temas relevantes da área médica, visando o aprimoramento dos graduandos. Os alunos do 5º e 6º ano inscritos podem realizar um simulado teórico-prático das provas de Residência Médica, como parte de sua preparação para as provas do fim do ano. Além disso, ao longo da semana do Congresso, os alunos podem apresentar seus trabalhos científicos, os quais são julgados por uma banca avaliadora composta por professores convidados. No último dia ocorre a Solenidade de Encerramento, cerimônia na qual os melhores trabalhos são premiados e os congressistas podem celebrar uma semana de aprendizagem e crescimento.

WhatsApp%2520Image%25202021-04-20%2520at

Prof. DR. José Carlos Prates